O que esperar do Linux em 2012

Na falta de um roadmap formal, apontamos quatro incrementos que você pode esperar ver no sistema este ano, já em discussão na comunidade de desenvolvedores.

O último ano foi muito emocionante para o Linux. O que começou como passatempo, na Finlândia, completou 20 anos e dominou quase tudo, desde dispositivos móveis a supercomputadores. E tudo leva a crer que 2012 ainda será um ano interessante para o sistema operacional.
O Linux não chega a ter um roadmap. O desenvolvimento é resultado da colaboração entre centenas de desenvolvedores de muitas empresas. Não existe ninguém elaborando uma lista de recursos a serem adicionados e direcionando desenvolvedores a trabalharem nela, ou em melhorias no kernel. Mas se você prestar atenção nas discussões da comunidade Linux, poderá ter uma ideia razoavelmente boa do que vai acontecer no futuro próximo.
Aqui estão algumas coisas que você pode esperar ver no Linux em 2012.
1 - Melhorias no Btrfs
Uma das grandes contribuições da Oracle para o kernel do Linux é o Btrfs, o sistema de arquivos que adiciona muitas características que as empresas gostariam de ver no OS. Por exemplo, o Btrfs suporta uma série de recursos e benefícios ausentes em outros sistemas para Linux, como pooling, instantâneos de estado do disco, soma de verificação, spanning integral de múltiplos dispositivos, uma maior integridade dos dados através da soma de verificação, instantâneos do sistema inteiro de arquivos antes de qualquer grande mudança, melhor gerenciamento de volume e RAID.
No entanto, faltam ao Btrfs algumas características- principalmente, a ferramenta fsck - que muita gente gostaria de ver implementada antes de colocá-lo em produção. A previsão era a de qu a ferramenta fsck estivesse diponível no fim de 2011. É provável que esteja pronta ainda no início de 2012, o que deve acelerar a adoção do Btrfs por algumas das distribuições Linux muito rapidamente...
Fonte: CIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falha grave no Bluetooth coloca bilhões de dispositivos em risco

Bancos de Dados Existentes

Tenha uma boa postura ao usar o computador