Pela rede elétrica, Internet chegará a mais brasileiros

Outras tecnologias, como o WiMax, também ajudariam na universalização

A universalização da banda larga no Brasil recebeu o pontapé inicial há duas semanas, quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regulamentou o acesso à Internet pela rede elétrica.

Para virar realidade, o sistema ainda tem que ser regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas os especialistas são unânimes em dizer que o potencial é grande. O sistema, que permite levar a tecnologia a todos os locais onde há luz elétrica, pode impulsionar o uso da banda larga, hoje restrita a 10 milhões de moradores das grandes cidades brasileiras.

"Em termos de inclusão digital, vai ser muito interessante, principalmente para municípios menores", diz o instrutor técnico do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, Mário Ferreira Silva Júnior. Ele lembra que a energia elétrica chega a mais lugares do que o telefone ou a TV por assinatura, os dois meios que hoje conduzem a banda larga.

O superintendente da Infovias, empresa da Cemig que atua na área de telecomunicações, Ivan Soares Ferreira, acredita que o sistema esteja acessível ao consumidor em dois anos, porque, além da regulamentação da Aneel, será necessário investimento das operadoras. Ele ressalta o grande potencial da tecnologia para o acesso das massas.
A Infovias faz projetos-piloto com a tecnologia há nove anos e diz estar pronta para fazer parcerias com as operadoras. "É uma oportunidade de negócios para nós", disse.

WiMax. Outra tecnologia que espera regulamentação da Anatel é o WiMax, sistema de Internet sem fio capaz de levar a tecnologia onde ela não chega pelos meios tradicionais. "Quando falamos em locais onde a Internet ainda não chega, não estamos falando do Brasil remoto, são cidades a 20 quilômetros de São Paulo, que não têm cabo, nem 3G", diz o diretor de expansão de negócios da Intel Brasil, Cássio Tietê.

Fonte: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=109355

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falha grave no Bluetooth coloca bilhões de dispositivos em risco

Bancos de Dados Existentes

Tenha uma boa postura ao usar o computador