Microsoft pode ter de separar Internet Explorer do Windows

Em mais um episódio da longa saga do processo de violação das regras da concorrência na União Europeia por parte da Microsoft, o executivo europeu confirmou ter enviado uma carta de objecções à gigante de software na sequência da análise sobre a ligação do Internet Explorer ao sistema operativo Windows, que configura um abuso de posição dominante. A Microsoft tem agora 8 semanas para responder.

A investigação da Comissão Europeia segue-se a uma queixa da norueguesa Opera em 2007, onde a fabricante europeia de browsers para computador e telemóvel contestava o domínio da Microsoft no mercado do software para navegação web devido à integração do Internet Explorer com o sistema operativo Windows.

A conclusão preliminar do executivo europeu é de que ao estabelecer uma ligação inequivoca entre o Internet Explorer e o Windows a Microsoft está a afectar a concorrência entre browsers web, a limitar a inovação de produtos e a reduzir a escolha do consumidor. A Comissão afirma estar também preocupada com a possibilidade da ubiquidade do Internet Explorer, que está presente em 90% dos computadores, ser um incentivo artificial a fornecedores de conteúdo e programadores para desenharem sites especialmente para esta aplicação.

Este tipo de argumento já deu provas no processo relativo à integração do Windows Media Player no sistema operativo. Recorde-se que depois de um processo semelhante o Tribunal Europeu de primeira instância concluiu a 17 de Setembro de 2007 que a Microsoft abusava da sua posição nesta área, obrigando a gigante de software a oferecer aos fabricantes de computadores uma versão do Windows sem o Media Player.

Este envio da carta de objecções é apenas um dos passos de um processo de investigação que, no caso de se confirmarem os argumentos agora avançados, poderá levar à imposição de uma multa e à obrigação de separar o browser do sistema operativo. A Microsoft dispõe agora de 8 semanas para responder e poderá solicitar uma audiência.

Fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/microsoft_pode_ter_de_separar_internet_explor_909084.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falha grave no Bluetooth coloca bilhões de dispositivos em risco

Bancos de Dados Existentes

Tenha uma boa postura ao usar o computador