quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Falha grave no Bluetooth coloca bilhões de dispositivos em risco

Se você tem qualquer dispositivo Bluetooth, seja ele um celular, tablet, notebook, TV ou qualquer outro aparelho, é importante atualizá-lo o mais rápido possível. Uma grave falha no sistema de transmissão pelo ar dessa tecnologia tem colocado bilhões de máquinas em risco ao redor do mundo.

Não são milhões, mas bilhões, mesmo. A falha foi descoberta pela empresa de segurança Armis, baseada nos EUA, e ganhou o nome de "Blueborne". Segundo os pesquisadores que revelaram a brecha, mais de 5,3 bilhões de dispositivos estão em perigo, incluindo aparelhos com Windows, Linux, iOS e Android.

Um hacker mal intencionado que quiser explorar o Blueborne pode ganhar acesso total e remoto ao celular ou PC da vítima em questão de segundos, muitas vezes sem que o usuário perceba. O problema está no BNEP, um protocolo que permite o compartilhamento de internet por meio do Bluetooth (também conhecido como tethering).

"Por conta de uma falha no BNEP, um hacker pode aplicar uma corrupção cirúrgica de memória, o que é fácil de explorar, e dá a ele o poder de ativar códigos no dispositivo, efetivamente garantindo a ele controle completo", afirmou a Armis. Com base nisso, o criminoso pode redirecionar todos os dados da vítima para outra máquina, permitindo uma espécie de "clonagem" das informações. Tudo sem sequer exigir pareamento.

Naturalmente, antes de divulgar a existência do Blueborne, a Armis explicou os detalhes da falha para a maioria das grandes empresas de software do mercado. Isso significa que a Microsoft já corrigiu o problema no Windows e a Apple já atualizou o iOS. O Google deve liberar uma correção para o Android ainda nesta quarta-feira, 13.

Ou seja, a solução é manter seus dispositivos Bluetooth atualizados e evitar celulares, tablets ou PCs muito antigos que não têm mais suporte para atualizações.

Fonte: https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/falha-grave-no-bluetooth-coloca-bilhoes-de-dispositivos-em-risco/71030

Nenhum comentário: