terça-feira, 17 de julho de 2012

Tentativas de fraude disparam na Internet brasileira

Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 17/07, pelo CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) houve, no segundo trimestre, um aumento de 89% no número de notificações de páginas falsas de instituições financeiras e de portais de comércio eletrônico (phising clássico) em relação ao apurado nos primeiros três meses de 2012. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento é ainda maior: 184%.

Segundo Cristine Hoepers, Gerente do CERT.br, "As páginas falsas continuam a representar mais da metade das notificações de tentativas de fraude recebidas pelo CERT.br". O levantamento também observou um crescimento de 4% no número de notificações de páginas falsas não relacionadas a serviços financeiros ou comércio eletrônico, em relação ao primeiro trimestre de 2012. O número de notificações recebidas foi cinco vezes maior que no segundo trimestre de 2011.

As notificações sobre “cavalos de Troia”, utilizados para furtar informações e credenciais, representam 31% das notificações de tentativas de fraudes e cresceram 43% em relação ao primeiro trimestre de 2012 e 49% em relação ao segundo trimestre de 2011. O Cert.Br informa ainda que as notificações sobre ataques a servidores Web cresceram 11% em relação ao trimestre anterior e 176% em relação ao mesmo período de 2011.

Leia mais: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=31159&sid=18

Nenhum comentário: