segunda-feira, 12 de abril de 2010

Intel e Samsung trabalham na próxima geração do WiMAX

Em parceria com a Samsung e a Motorola, a Intel desenvolve a próxima geração da tecnologia WiMax de banda larga móvel, segundo anúncio feito pela empresa no último domingo (11). A tecnologia promete conexões sem fio a 300 Mbps.

O novo padrão WiMax 2 tem como base o padrão IEEE 802.16m, que traz avanços em relação ao 802.16e (WiMax) e é compatível com os padrões anteriores. Suas especificações deverão ser finalizadas até o fim de 2010.

As redes de WiMax atuais tem velocidade entre 4 Mbps e 6 Mbps para downloads, e entre 1 Mbps e 2 Mbps para uploads. De acordo com a Intel, esse desempenho pode ser melhor de acordo com a distância entre o usuário e a torre.

O WiMax é uma tecnologia wireless que oferece velocidades de transferência de dados maiores que as do Wi-Fi em uma área maior. Os países em desenvolvimento, os EUA e a Europa Ocidental já tem adotado a tecnologia.

As empresas compõem um novo grupo, a WiMax 2 Collaboration Initiative, criado para acelerar o desenvolvimento de padrões para a tecnologia WiMax 2, segundo informaram em comunicado. Outras empresas participam da iniciativa WiMax 2 como a Alvarion, Beceem, GCT Semiconductor, Sequans, XRONet e ZTE, além da organização taiwanesa de pesquisa ITRI.

Fonte: www.adnews.com.br/negocios/101785.html

Nenhum comentário: