sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mandriva Linux 2010 está disponível para download

A Mandriva anunciou o lançamento da mais nova versão de sua distribuição Linux, o Mandriva Linux 2010. De codinome “Adelie” (um tipo de pinguim), o sistema tem como destaques vários ambientes destkop (um para cada tipo de usuário), rápido tempo de boot, administração facilitada com o Mandriva Control Center e um conjunto de software atualizado.

Há desktops para todos os gostos: KDE, Gnome, Moblin (para netbooks) e Sugar (originado no projeto OLPC, sob medida para as crianças). O fundo da área de trabalho pode ser trocado automaticamente a cada hora, e há um novo pacote com arte, incluindo 11 papéis de paredes enviados pelos usuários, escolhidos entre mais de 850 participantes.

O sistema foi otimizado para netbooks, com suporte completo a todo o hardware em todos os modelos da família EeePC, e a interface foi ajustada para que nenhuma janela ou opção não caiba nas telas de baixa resolução típicas destes máquinas. O utilitário Mandriva Seed facilita a tarefa de copiar o conteúdo de uma imagem ISO para um pendrive, possibilitando a instalação mesmo em máquinas sem drive óptico.

O pacote de software inclui o navegador Firefox 3.5, o conjunto de aplicativos de escritório OpenOffice.org 3.1.1 e o Media Center Moovida. Também há software sob medida para netbooks, como o ambiente desktop LXDE, leve e cheio de recursos.

O Mandriva 2010 está disponível em várias versões. A “Free Edition” contém apenas software livre e pode ser baixada gratuitamente. Também gratuito é do Mandriva One, um LiveCD instalável disponível em seis versões: duas baseadas no Gnome e quatro baseadas no KDE.

Por fim a “PowerPack Edition”, paga, inclui suporte técnico, codecs para multimídia e aplicativos proprietários como o Flash Player e Skype. Sai por 59 Euros via download, ou 64 Euros em DVD. Mais informações sobre o Mandriva Linux 2010 estão disponíveis no site oficial, em www.mandriva.com


Fonte: http://www.geek.com.br/blogs/832697632/posts/11537-mandriva-linux-2010-esta-disponivel-para-download

Nenhum comentário: