terça-feira, 4 de agosto de 2009

Saiba o que são máquinas virtuais e como elas ajudam na segurança do PC

Apesar de desconhecidas, é prático criá-las no ambiente doméstico. Alternativa cria ambientes seguros ou de teste de aplicativos; conheça.

Máquinas virtuais ainda são um tanto desconhecidas, mas já é muito prático e rápido criá-las. Com o aumento da memória RAM dos computadores domésticos, máquinas virtuais simples podem ser executadas nos computadores mais baratos de hoje.

Além de permitirem que você execute múltiplos sistemas operacionais, elas podem ser úteis para criar ambientes seguros ou de teste de aplicativos, que o ajudarão a manter seu computador funcionando melhor e livre de programas indesejados.

Esta coluna Segurança para o PC explica o que são e como funcionam as máquinas virtuais, além de como elas estão sendo usadas na análise automatizada de vírus de computador.

O que são máquinas virtuais?

Máquinas virtuais são outros “computadores” que rodam dentro do seu computador. A máquina virtual é criada por um programa que você instala, como qualquer outro. Nesse programa, você cria um disco rígido virtual e poderá executar um sistema a partir deste disco, sem a necessidade de reparticionar o seu disco verdadeiro. A máquina virtual alocará, durante a execução, uma quantidade definida de memória RAM.

Com isso, a máquina virtual permite que você instale um outro sistema operacional. Quer rever (ou ver pela primeira vez) o Windows 3.1? MS-DOS? Quer fazer um 'test drive' em qualquer distribuição Linux sem precisar alterar em nada as partições do seu disco rígido? Tudo isso pode ser facilmente conseguido com as máquinas virtuais, e o sistema aparecerá como uma janela de outro programa qualquer.

Nenhum comentário: