terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Funções demais no celular confundem usuário, diz pesquisa

As múltiplas funções atribuídas aos celulares atuais não são sempre uma bênção. Na maioria das vezes, elas acabam por dificultar a vida de seus usuários, conforme pesquisa realizada entre consumidores americanos e ingleses.

Segundo o site Tech.Blorge, a pesquisa comissionada pela firma Mformation concluiu que, para a grande maioria dos usuários de celulares, configurar um aparelho é tão complicado quanto fechar a conta corrente em um banco e abrir em outro.

O problema parece estar principalmente na configuração de funções como e-mail, envio de mensagem multimídia e navegação na internet, que precisaria ser facilitado ou simplificado em aparelhos futuros.

O estudo também descobriu que 78% dos usuários atualizariam seus dispositivos mais regularmente se o processo fosse menos penoso, enquanto 88% afirmou ficar de fora de novos serviços porque a configuração é dificílima.

Praticamente dois terços dos usuários afirmaram ter parado de utilizar aplicações para celulares por não conseguir resolver problemas que elas traziam, noticiou o site Ars Technica.

Os consumidores entrevistados acreditam que o processo de configuração de um aparelho, que pode chegar a até uma hora, não deveria levar mais que 15 minutos, principalmente pela diversidade de sistemas e as diferenças entre cada aparelho.

Diversas soluções de usabilidade estão sendo desenvolvidas no momento. A mais radical delas, já em produção por algumas fabricantes, aposta no retorno a celulares extremamente básicos, apenas para ligações ou, no máximo, envio de mensagem de texto.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3460584-EI4796,00.html

Nenhum comentário: